Computação nas nuvens
A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet. Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Para que serve a computação nas nuvens e quais as suas aplicações?
O objetivo principal da computação em nuvem é a redução de custos com tecnologia por parte das pessoas e empresas, grande parte dos servidores serão virtualizados, economizando espaço, energia e gasto com mão de obras, não sendo necessária a troca de servidores. Desta forma, são escaláveis, ou seja, ajustados de acordo com a necessidade do consumidor, e o mais importante o pagamento será realizado como se fosse uma conta de água ou de luz, pagando-se apenas pelo produto utilizado de forma a eliminar também as licenças de softwares, já que os mesmos são acessados via web com autenticação (usuário e senha).
A computação em nuvem ocorre a partir da utilização da memória, da capacidade de armazenamento e do cálculo entre computadores e servidores que estão compartilhados através da internet. Assim, todos os dados armazenados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, sendo possível ter espaço para arquivos pessoais (fotos, textos, vídeos e músicas) e sem necessidade de instalar programas, já que, os softwares estarão disponíveis em modo online.
Os preços dos computadores cairão, assim, como também o custo da internet.
Outras