INORG M D 5 Relat Rio 3
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Fernando Tomi Yamashita
Giovana Prina Dutra Ghiberti
Nathália Bitencourt Funghi
Professor Mauro Silva
SUMÁRIO
1. Introdução página 03
2. Objetivos página 04
3. Procedimentos
3.1. Comparação entre Pipeta Volumétrica,________________página 05
Pipeta Graduada, Proveta e Balão Volumétrico.
3.2 Aferição da Escala de Bureta ________________________ página 05
4. Resultados página 06
5. Conclusão página 07
6. Bibliografias página 08
7. Questionário página 09
INTRODUÇÃO
O manuseio de materiais volumétricos é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, o aprendizado das técnicas de pesagem determinara com maior precisão a densidade dos líquidos. A utilização correta dos materiais volumétricos apresentara uma menor possibilidade de falha mecânica. A água que é usada nesse experimento tem como finalidade apenas servir de medição do volume. O uso dos materiais volumétricos ajudará no aprendizado das técnicas de pesagem em balança e determinar a densidade de líquidos, medindo-se a massa de água contida no aparelho e depois utilizando a fórmula da densidade.
Segundo o Princípio de Arquimedes, a densidade é uma característica específica das substâncias. Ela é determinada medindo-se a massa da amostra (através de uma balança), o volume (pode ser determinado através dos conhecimentos de geometria, no caso de sólidos regulares, ou através de instrumentos e técnicas de laboratório que possibilitem tal aferição), e fazendo-se o quociente entre os dois (d = m/v). A massa deve ser expressa em gramas (g) e o volume em centímetros cúbicos (cm3).
Em geral, o manuseio de materiais volumétricos dos líquidos, por sua vez, é a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis.
Fonte: