Inorg Exp
Química Inorganica Experimental II
LOQ4033
Experimento 1: Preparo de Soluções Saturadas
Alunos:
André Mello
Rodrigo M. Antonini
Curso: Engenharia Química
Turma: 20151Q1
Professora: Maria Lúcia Caetano Pinto da Silva
Data: 11/03/2015
Resumo
Dissolução dos sais (BaCl2 e KCl) em solvente (H2O) para a preparação de uma solução saturada e avaliação do limite de solubilidade em relação à literatura e verificação dos resultados.
Observação de divergências devido à diferentes condições de temperatura em relação à teoria.
Introdução
Revisão da literatura existente sobre o assunto abordado
Materiais e Métodos
Inicialmente, consultou-se o handbook para verificar a quantidade de cada sal para obtenção de uma solução saturada em água destilada, com base em condições de temperatura de 30°C.
KCl → 37,2g/100mL
BaCl2 → 38,1g/100mL Proporcionalmente, chegou-se a conclusão de que deveriam ser solubilizados 7,44g de KCl e 7,62g de BaCl2.
Pesou-se, então, os sais para que fosse atingido o limite de solubilidade, sem formação de corpo de fundo, em vidros de relógio separados, um para o cloreto de potássio e outro para o cloreto de bário. Os resultados preciso de pesagem foram 7,6279g de BaCl2 e 7,4467g de KCl.
Em seguida, adicionou-se 20mL de água destilada em cada um dos dois béqueres de 100mL, medindo o volume a ser colocado com uma proveta graduada, e foi realizada a dissolução dos sais com o auxílio de um bastão de vidro para que se formasse uma solução saturada dos devidos sais. Depois de realizado a dissolução, deixou-se descansar cerca de 5min as soluções para observação dos resultados.
Resultados e Discussão
Na solução de cloreto de potássio houve grande dificuldade na dissolução da quantidade disposta e após vigorosa agitação e insistência ainda restou certa quantidade de corpo de fundo no béquer. Notou-se pequena queda de temperatura no sistema.
Já na dissolução do sal de cloreto de bário foi possível a solubilização total do sal após a devida