inmetro
LOGÍSTICA VERDE
Everton Fernando de Moraes
4º Semestre – Logística
LIMEIRA – SP
2013
A Logística Verde é a área que atua para medir os aspectos e impactos ambientais causados pelas atividades logísticas.
Com o governo pressionando as empresas devido a poluição em ascensão devido aos gases emitidos pelos automóveis, a contaminação dos recursos naturais devidos a acidentes, por exemplo, de caminhões de produtos químicos, a vazamentos e descarte de produtos entre outros motivos a logística verde começou a ganhar espaço nas atividades das empresas. Mas quando surgiu a ISO 14000:2004, que exige que as empresas reciclem seus produtos resultantes do processo produtivo, a Logística Verde evoluiu. Hoje em dia já é natural a reciclagem e reaproveitamento fazerem parte do dia a dia das empresas pois hoje a prática de tais atividades é um fator de competitividade e um diferencial para o mercado.
Para Rezende (2004), a logística verde tem a função de planejar e diminuir os impactos causados pela logística comum. Isso incluir como por exemplo a redução de energia no processo logístico e redução de matérias primas. Embora o conceito de Logística Verde seja novo o seu objetivo é dar uma finalidade ao produto e os resultantes do seu processo após o consumo e se possível reaproveitá-lo impondo limites a tudo que possa agredir o meio ambiente, reduzindo assim a poluição causada pela processo produtivo, considerando desde o início da produção do bem até o fim da sua vida útil.
Para que as empresas possam se enquadrar e estar de acordo com o processo da logística verde elas precisam adotar a política dos 3R’s: Reduzir a produção de lixo e o consumo exagerado de matéria prima. Reutilizar o máximo de vezes possível as embalagens e produtos que compõem o produto final. E Reciclar as sobras que não tenham mais utilidades para o processo produtivo, mas que podem ser transformados em outros objetos. Adotando esta conduta a