Fichamento - O Príncipe de Maquiavel
Capítulo 1 – De quantas espécies são os principados e quantos são os modos pelos quais se conquistam.
Espécies: República ou Principado.
Principados: hereditários ou novos (podem ser inteiramente novos ou membros juntados a um príncipe).
Principados feitos pela junção de membros a um Estado (principados mistos) adquirido podem ser sujeitos a um príncipe ou livres. Podem ter sido adquiridos com tropas alheias ou próprias, pela fortuna ou pelo mérito.
Capítulo 2 – Dos principados hereditários
Como devem ser governados e preservados.
São mais difíceis de ser conservados que os Estados Hereditários do que os Novos, pois neles bastas não abandonar os procedimentos dos antecessores e contemporizar com situações novas.
Se o príncipe tiver uma inteligência comum será capaz de mantê-lo e algo lhe prive disso, será capaz de retomá-lo.
É natural a um príncipe, antigo de uma terra, defendê-la e muito pouco comum ter a necessidade de ofender, de forma que é muito natural que seja benquisto pelo seu povo.
Capítulo 3 – Dos principados mistos
Caso seja um principado novo que é Principado Misto (membro unido a um Estado hereditário), os súditos trocam com boa vontade de senhor, crendo que o novo seja melhor, mas percebem que não o é e rebelam-se contra ele.
Sendo assim o príncipe tem por inimigos todas as pessoas que o que queriam e não o queriam no poder. O príncipe necessita da boa vontade dos seus habitantes para adentrar uma província.
Países revoltados quando são conquistados pela segunda vez, são mais difíceis de serem perdidos pois, sob o pretexto da rebelião, o príncipe relutará menos em castigar revoltosos, tornar claro suspeitas, tomar providências para sua própria felicidade.
Os Estado anexados a Estados Antigos que possuem mesma língua e são da mesma província tendem ser facilmente subjugados, principalmente se não eram acostumados a ser livres. Nestas condições o conquistador deve se ater a duas regras;
1 –