Inmetro define a venda de pão francês por quilo
A abertura da consulta retoma um trabalho iniciado pelo órgão em 2001, quando uma pesquisa de opinião foi realizada.
A constatação foi que 57% dos entrevistados eram a favor da venda por peso, mas a portaria em vigor, que prevê a opção de comercialização por peso ou por unidade, não foi revogada devido a problemas burocráticos.
O resultado da pesquisa regulamentou um único sistema de vendagem de pão em nível nacional; 70,34% das pessoas optaram pela venda do pão por quilo contra 29,06% por unidade.
Segundo informações do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria o preço do pão não vai subir, mas a venda por quilo vai fazer com que os comerciantes que praticam concorrência desleal vendam o produto a um preço justo.
O problema com a venda unitária era que alguns estabelecimentos vendiam pães com até 10 gramas a menos.
João Arruda, dono de uma padaria em Matão (SP), acredita que o consumidor apesar de não ter consciência das vantagens oferecidas com a venda por quilo, será favorecido porque só pagará pelo que efetivamente estará levando.
Como exemplo, ele colocou dez unidades de pão francês na balança e mostrou o resultado: 493 gramas.“Se o cliente não tivesse a opção de pesar o produto, ele estaria perdendo 7 gramas”, acrescenta.
Em Matão, dos 18 estabelecimentos que comercializam pães, 16 já se adaptaram ao novo sistema.Para a estudante Júlia da Carvalho, há preferência pela compra por unidade.“O problema é que nem sempre a gente pode confiar na balança e quando escolhe o pão, um a um, fica mais fácil saber o que está comprando de verdade”, comenta Júlia.
Ela ainda acrescenta que “o preço