Inimigos Por quê?
1 Coríntios 3:1-9
Quantos de nós em alguns momentos já não nos perguntamos o porquê de tantas divisões no meio do povo de Deus. O porquê que muitas denominações não conseguem conviver harmonicamente e fraternalmente como apregoa o cristianismo bíblico.
Infelizmente é tão grande o partidarismo que se ouve falar a minha igreja é a melhor, o sangue que corre nas minhas veias é de tal denominação e se os usos e costumes não são iguais aos da minha igreja esta denominação não presta etc.,
Mais afinal de contas porque a tantas divisões no meio dos crentes, porque os evangélicos não se unem? Por ventura não servem ao mesmo Deus?
1 Coríntios 3:1-9: Explicar o texto...
Aprofundando-se um pouco mais: Eclesiastes 1:9, 10
Partidos no tempo de Jesus
Na época de Jesus, os partidos eram ao mesmo tempo religiosos e políticos. A mesma lei organizava o culto ao Deus único e a vida política do povo.
Acontece que os partidos defendiam, em nome de Deus, programas diferentes, de acordo com seus próprios interesses. E cada um dizia que o seu partido era o de Deus. Não muito diferente de Hoje.
Os partidos da classe dominante eram dois:
Os saduceus, especialmente na Judéia – Mt3.7, Lc20.27;
E os herodianos, na Galiléia – Mc3.6, Mc12.13;
Os partidos de oposição eram três: os fariseus – Mt15.1, Lc16.14; os zelotes – Lc6.15;
Os saduceus – O nome saduceu vem de Sadoc, que foi sumo sacerdote no tempo do Rei Davi.
Os saduceus eram os defensores da ordem estabelecida. Eram de nobreza leiga e a maior parte era sacerdotal: os chefes dos sacerdotes e os anciãos do Sinédrio. Eram muito ricos.
Rejeitavam os ensinamentos de Jesus, tais como a ressurreição dos mortos e a imortalidade da alma. Só admitiam o Pentateuco como livros sagrados. Eram fanáticos pelo sábado.
Esperavam o Messias numa aparição gloriosa. Não acreditavam nas promessas messiânicas (Mc 12, 18).
Os herodianos – Eram do partido do Rei Herodes e talvez, altos funcionários de sua