inicio da educação fundamental
A educação escolar no Brasil se iniciou no ano de 1.549, padres da igreja católica (Jesuítas ) eram responsáveis em comandar a educação brasileira. Nessa época o Brasil era uma colônia portuguesa, e por não ter recursos e planejamentos para a educação, tinha-se uma proteção cultural agrícola de cana-de-açúcar com alto índice de produção para a exportação, e com isso baseava-se ao trabalho escravo .
O trabalho escravo era de beneficio aos seus produtores, quanto mais escravos trabalhavam em suas lavouras, mas lucros se obtinham. A educação escolar era desnecessária, pois o escravo não precisaria de educação escolar, mas sim do trabalho braçal. Naquela época, ter a educação escolar servia de mérito, ou status para algumas pessoas de classes sociais.
Os Jesuítas dominaram por mais de dois séculos ( 1.549 à 1.759 ), e nesse período criou-se as primeiras escolas e a alfabetização teve um inicio para a população que corresponde ao nosso ensino fundamental de hoje. Durante esse longo período, os jesuítas se propuseram em alfabetizar os índios, brancos, negros e todos que estavam inseridos na sociedade. Contudo, a educação dada por eles, crescia cada vez mais, porém tinha-se outros interesses para fins religiosos. Os jesuítas revolucionaram ao implantar esse método de ensino e construíram 17 escolas e ali preparavam pessoas para entrarem em universidades ao concluírem o ensino todos teriam que fazer parte sacerdotal. O rei Marques de Pombal expulsou os jesuítas ( padres ) nesse período ,pois viu que os interesses dos mesmos seria beneficio para a igreja. A partir de 1759, o Estado passou a assumir pela primeira vez e assim começou a organização e tudo que envolve educação escolar.
No século XIX, o Brasil passou por importantes mudanças politicas e até os dias de hoje existem mudanças. Hoje temos a LDB/96 ( lei diretrizes e bases ) , temos também a CF/88, ( constituição federal ) , ECA ( estatuto da