Iniciação ao desenho
Iniciação ao desenho
Estamos iniciando um programa de treinamento visual, mental e motor, que são os elementos fundamentais para se fazer um bom desenho. Nesta primeira etapa veremos alguns dos mais importantes conhecimentos para o ato de aprender a desenhar.
A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A VER
Vamos exercitar a observação, a criação e a memória.
A primeira e uma das principais atividades é parar para observar, a fim de conseguir desenvolver um novo olhar para o mundo que o cerca. Muitas vezes olhamos, mas não vemos e, ao desenharmos o que gravamos na memória, conseguimos um desenho parecido com o que vimos, porém não igual. Talvez o ângulo esteja diferente ou haja detalhes faltantes ou equivocados.
É muito comum esse tipo de desenho, todavia ele pode ser aperfeiçoado a partir da observação atenta e cuidadosa.
EXERCITANDO A VISÃO
Começaremos com o treinamento do olhar, a fim de torná-lo mais crítico, mais comparativo e mais detalhista.
a) Tente ver as formas positivas e negativas.
b) Estabeleça relações entre figuras geométricas, como, por exemplo, imaginar se um círculo cabe dentro de um retângulo ou de um quadrado, e vice-versa.
c) Atente para as proporções, observando se uma figura é mais alta (ou baixa) que larga (ou estreita) em relação a uma outra.
d) Note se a figura pode ser dividida em partes.
Observe uma mesa cheia de objetos e repare nas diferenças das alturas, das larguras, dos volumes, das formas e do espaço físico que ocupam.
1
Um ótimo exercício de observação é andar no meio da rua e perceber que as linhas da rua, da calçada, das janelas, do topo dos prédios e dos postes se dirigem para um mesmo ponto. Esse ponto é chamado de ponto de fuga, que é o ponto onde todas as linhas de um mesmo “ponto de vista” se encontram.
• Gaste tempo ao fazer os exercícios de observação aqui propostos e procure se desligar de qualquer outra obrigação.
DESENVOLVIMENTO DE UMA IDÉIA CRIATIVA
Depois dos exercícios de observação, comece uma seção de pequenos