Trabalho PIM I UNIP
D – Sumário
2.1.4
1.1 Estatística
1.1.1 Desvio médio simples
O desvio médio simples é uma medida da dispersão dos dados em relação à média de uma sequência o afastamento em relação à média.
Cálculo do Desvio Médio
D médio = ∑ |Xi – x|. fi n
Onde:
D médio desvio médio desvio médio
Xi ponto médio de cada classe
x média da distribuição de frequência
xi ponto médio de cada classe
fi frequência absoluta simples absoluta simples
n total de observações
1.1.2 Variância e desvio padrão
A Variância e o Desvio Padrão são considerados medidas de dispersão e utilizadas nas situações em que grupos com médias de valores iguais, possuem características diferentes. A Variância estabelece os desvios em relação à média aritmética e o Desvio Padrão analisa a regularidade dos valores. Vamos através de um exemplo prático, demonstrar uma aplicação básica envolvendo as duas medidas.
1.1.3 Interpretação do desvio padrão
A medida de dispersão mais usada, que pode ser considerada como uma medida de variabilidade dos dados de uma distribuição de frequências. Isto é, o desvio padrão mede a dispersão dos valores individuais em torno da média. Para seu cálculo, deve-se obter a média da distribuição e, a seguir, determinar os desvios para mais e para menos a partir da mesma. Assim, o desvio padrão é a média quadrática dos desvios em relação à média aritmética de uma distribuição de frequências, ou seja, é a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios, esses tomados a partir da média aritmética.
O símbolo para o desvio padrão em um conjunto de dados observados é s, e a formula é a seguinte: Desvio-padrão =
1.1.4 Amostragem
Em Estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjuntoconstituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que oinvestigador pretende descrever ou para os quais pretende