Resumo do livro “Do Desenho ao Mapa” Iniciação Cartográfica na Escola. Rosangela Doin de Almeida
O livro apresenta a questão de carência da educação nas series inicias quanto ao estudo de geografia e a necessidade de que se leve aos alunos a aprendizagem de cartografia nas series iniciais.
A autora aponta a importância do desenvolvimento de leitura de mapas e escalas na educação das crianças das series inicias, que através de desenho da criança pode se desenvolver as relações topológicas tão necessárias para que se tenham noções de espaço, lugar, tempo, lateralidade e noções de escala.
Aborda qual a diferença existe em desenho “ou mapa de criança” e os “mapas de adultos” encontrados nos livros escolares, observando que associando a criança ao meio que se vive podemos ensinar geografia. Afirma que relações topológicas, relações euclidianas e relações projetivas são essenciais para a educação e aprendizagem ao longo dos anos, novos conceitos vão sendo incorporados permitindo que estas noções possam ser utilizadas no dia-a-dia dos alunos, e não apenas nas aulas de Geografia.
As diferenças entre relações topológicas, projetivas e euclidianas se da na maneira de coordenar as figuras não há espaço que incluam todas elas, as estruturas projetivas e euclidianas são mais complexas.
Por volta dos 7-8 anos a criança começa a desenvolver a percepção passando para o espaço intelectual construído com base na matricidade, ou seja, a criança após ter domínio de percepção passa a ter noção de espaço em um nível de assimilação. E aos 8-9 anos começam por sua vez a ter noções de lateralidade (esquerda, direita, frente e atrás) os conceitos usados no ensino podem ou não favorecer o pensamento e seu desenvolvimento.
O objetivo, portanto é chegar ao conceito de mapa, onde a atividade sugerida foi que a criança estabelecesse sua localização em sala de aula ambiente de seu convívio diário onde deveriam indicar onde esta sua frente, trás, direita e esquerda dentro