Iniciando o programa
O programa MATLAB pode ser iniciado com um duplo clique no ícone do MATLAB. Os arquivos executáveis estão no diretório de instalação do, no sub-diretório “BIN”. O software é iniciado quando o arquivo MATLAB.exe, do sub-diretório “BIN” é executado.
Ao iniciar, o MATLAB invoca o arquivo “MATLABrc”, que é o arquivo de configuração inicial do MATLAB. Este arquivo pode estar no subdiretório “BIN”, ou no subdiretório “LOCAL”, ou ainda no subdiretório “...\TOOLBOX\LOCAL”, isso dependerá da versão do MATLAB utilizada ou da forma como o programa foi instalado. Durante o processo de início do programa, o arquivo “MATLABrc” estabelece o tamanho padrão de figuras, configurações, caminhos e parâmetros de controle do MATLAB. Neste arquivo pode-se incluir mensagens para os usuários, lembretes, ajustar configurações, etc.
Ao ser executado, o arquivo “MATLABrc” verifica se existe um arquivo denominado “startup.m” no caminho padrão do programa. Esse arquivo “startup.m” pode ser empregado pelo usuário para configurar um caminho de sua preferência e executar comandos de sua escolha sempre que o programa MATLAB for iniciado. Todos os arquivos de comando do MATLAB (arquivos que contém comandos) têm extensão “m”. Portanto, daqui por diante as referências aos arquivos do MATLAB serão feitas apenas pelo nome, fica implícito que a extensão sempre será “m”.
Uma sessão do programa MATLAB pode ser terminada com o comando “quit”; com as teclas de atalho ctrl+q; selecionando-se a opção “Exit MATLAB” (“Sair do MATLAB”) no menu “File” (“Arquivo”); ou ainda, clicando-se no botão fechar na tela da área de trabalho do MATLAB.
Pasta de trabalho
Uma boa prática de utilização do MATLAB é manter todos os arquivos criados em uma pasta (ou diretório) próprio do usuário. Caso essa prática não seja adotada, todos os arquivos criados serão armazenados no diretório “BIN” do diretório de instalação do MATLAB. Com o passar do