SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
SANDRA SOUZA DA SILVA BARBOSA
acne
Abordagem do Profissional de Estética
Belo Horizonte
2014
SANDRA SOUZA DA SILVA BARBOSA
acne
Abordagem do Profissional de Estética
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação à Distância, Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, Biossegurança em Centros de Estética, Ética, Política e Sociedade e Seminário Temático
Prof. : Natália Ribeiro, Vânia Terra, Poliana Milreu, Luciane Barbosa, Renata Andrade Teixeira, Márcia Bastos, Heloísa Licha.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Considerada pela visão clínica como uma doença hormonal, genética, crônica e inflamatória, a Acne acomete adolescentes do sexo feminino e masculino, na faixa etária entre 12 e 20 anos. Pode ser temporária da puberdade ou estender- se até a faixa dos 30 anos, principalmente entre as mulheres, porém os quadros mais severos ocorrem em homens.
Provoca alterações físicas e emocionais, em consequência do aspecto inestético das lesões, que podem gerar cicatrizes hipertróficas, trazendo consequências psicossociais.
2 Conceito
É uma enfermidade inflamatória do folículo pilossebáceo da pele, que são unidades compostas por uma glândula sebácea bem desenvolvida e um pêlo rudimentar. Inicia pela formação de um comedão que evolui ou não para uma inflamação, dependendo dos fatores de comprometimento.
3 Etiopatogenia A hereditariedade parece ser um fator importante no acometimento da doença, pois é comum filhos de pais que tiveram acne também apresentarem os sintomas. Em relação ao Desequilíbrio Hormonal, pela influência dos androgênios, a partir da puberdade, a unidade pilosebácea sofre transformações morfológicas e, dependendo da sua localização, pode se transformar em folículo piloso