Inglês - proposta de vocabulário
Proposta Orientadora para a Abordagem de
Vocabulario
Guarulhos-SP
2012
Por que precisamos de uma proposta orientadora ?
Devido às dificuldades para que um professor de língua inglesa permaneça em uma mesma escola, lidamos com a experiência de ano após ano iniciarmos o período letivo com novas turmas. O trabalho de começar a partir de onde outro professor parou não é tarefa fácil, principalmente quando não há um planejamento conjunto para que os professores trabalhem visando o mesmo objetivo. Esse planejamento foi desenvolvido por professores de Inglês da rede municipal de ensino de Guarulhos quando participavam do curso Língua e Cultura Inglesa na Perspectiva do Letramento. A iniciativa para começar esse trabalho veio dos próprios professores. Não apenas daqueles que participavam do curso citado, mas também de muitos outros que reconheceram essa necessidade durante nossas formações integradas. O trabalho foi desenvolvido durante seis semanas. Outros materiais de apoio didático foram pesquisados, tais como, Fun Way, Kids’ Web, Tic Tac Toe, Kid’s box, etc. Cada conteúdo foi discutido e pensado antes de compor o trabalho.
Por que apenas vocabulário?
Entendemos que as estruturas gramaticais são muito importantes para o desenvolvimento da criança nos estudos de língua inglesa, porém é ideal que cada professor a partir da sua criatividade decida quais estruturas irá usar para trabalhar cada tema. Embora os temas estejam organizados em unidades do número 1 ao 8, não existe uma ordem para ser seguida. Cada professor poderá escolher ao longo do ano a ordem que melhor atenta sua realidade.
Essa proposta sugere uma quantidade mínima para cada ano, e não significa que tudo o que precisa ser ensinado está incluso na proposta. Cada professor tem a liberdade para ir além dessa proposta, desde que cumpra o mínimo sugerido para poss ibilitar uma sequência