Ingles instrumental
Trabalho de Inglês
30 de Agosto de 2012
Instituição de Ensino
Inglês Instrumental Na Área do Turismo
Trabalho solicitado e entregue ao professor da disciplina de Inglês para fins avaliativos.
30 de agosto de 2012
Inglês Instrumental na Área do Turismo
O ensino de línguas estrangeiras para fins específicos não é recente, ao contrário do que se possa pensar. Seu início vem desde a época dos Impérios Grego e Romano, onde alguns romanos aprendiam grego para fins acadêmicos, assim como, na Idade Média, aprendia-se latim.
O início do estudo de línguas para fins específicos se dá no século XVI, quando foram encontradas algumas evidências de ensino de língua para fins específicos, como, por exemplo, curso de língua inglesa para viajantes com apresentação de livros de frases feitas para turistas escritos há quatrocentos anos, aprendizagem das línguas indígenas com fins pastorais pelos religiosos entre os séculos XV e XVIII, entre outros.
O desenvolvimento do inglês para fins específicos (ESP) começou devido a três fatores importantes: i) enorme expansão científica, técnica e econômica; ii) desenvolvimento das pesquisas em Linguística; e iii) desenvolvimento da Psicologia Educacional. Com isso, a partir dos anos 70, multiplicaram-se as publicações de materiais didáticos e manuais para professores.
A expansão científica, técnica e econômica criou um mundo unificado, globalizado, gerando uma demanda por uma língua internacional. Devido ao poder econômico dos Estados Unidos no mundo pós-guerra, este papel caiu sobre o inglês. Surgiu, então, uma nova geração de aprendizes com objetivos e necessidades para aprender a língua inglesa: comerciantes que queriam vender seus produtos, mecânicos que precisavam ler manuais, médicos que precisavam se manter informados acerca do desenvolvimento de pesquisas dentro de sua área, e estudantes que precisavam acessar materiais, tais como livros e periódicos, em inglês.
No Brasil, o termo