INGLES INSTRUMENTAL E FALSO COGNATOS
Por que você estudar inglês? Os motivos são muitos, promoção profissional, viagens internacionais, contatos com pessoas de outros países ou até mesmo um relacionamento amoroso com uma pessoa que só fala a língua inglesa. Não importa qual o motivo, temos que estar abertos para o aprendizado de novas culturas neste mundo globalizado, onde o todo está se transformando em apenas um.
O Inglês Instrumental é uma modalidade de ensino da língua inglesa que se caracteriza em atender o aluno em suas necessidades específicas, por isso na época de sua implantação aqui no Brasil no final da década de 70 ficou conhecido como ESP (English for Specific Purpose), ou seja, Inglês para Finalidades Específicas, também conhecido como Inglês Técnico.
Trata-se de uma modalidade que serve de “instrumento de aprendizagem” de acordo com os interesses do aluno, como por exemplo:
• Um candidato a exame de mestrado ou doutorado precisa ler e interpretar textos proficientemente.
• Atendente de hotel precisa do inglês falado, próprio ao atendimento dos hóspedes.
• Garçons e Guias Turísticos precisam usar termos em Inglês que atendam a sua clientela.
No Brasil, o inglês instrumental mais comum difundido entre os alunos foi a leitura, “ler e interpretar” textos em inglês durante seus cursos, e não falar e escrever. Sendo assim o inglês instrumental veio para ficar e é de suma importância uma vez que o inglês é uma língua universal e indispensável aos estudantes.
Como aprender a ler? É raro encontrar um curso de inglês onde se ensine o aluno apenas a ler. Se precisamos investir vários anos para dominar o idioma em todos os seus aspectos, aprender a ler certamente demora muito menos. Em apenas quatro meses é possível obter uma compreensão razoável do idioma que nos permite começar a compreender textos em inglês.
Mas porque a leitura é mais fácil de dominar? A própria Internet nos dá a resposta. Em um estudo realizado em 1997, realizamos um