Inglaterra
Tradição do Chá Inglês
Origem do Chá
Apesar de ser mais conhecida como uma bebida inglesa, a história do chá começa na China por volta de 2700 AC.
Segundo a lenda, o imperador chinês Chen Nung descobriu a bebida por acidente, depois que folhas de da plata Camellia sinensis caíram em seu bule.
O chá foi levado da China para o Japão por monges Budistas, e trazido para a Europa por missionários portugueses em 1500. A partir daí não demorou muito para o desenvolvimento de rota comercial de navios da China para a Europa, transportando toneladas e mais toneladas de chá.
A chegada do chá na Inglaterra
O chá chegou à Inglaterra por volta de 1662, junto com a princesa portuguesa Catarina de Bragança, que viria a se tornar mulher do rei Charles II. Mas foi só em meados do século XIX que a prática de tomar chá à tarde virou moda, graças à duquesa de Bedford, Anna Maria Russell.
O motivo é simples, e muito nobre: no fim da tarde, entre o almoço e a janta, sempre batia a fome na duquesa. Para resolver o problema ela fazia uma boquinha: uma xícara de chá (servido com leite e açúcar) e um lanche. Com o tempo, seus amigos foram convidados a partilhar a experiência e a mesa se tornou palco para pequenos sanduíches, bolos e geleias.
Religião na Inglaterra
O Anglicanismo é a religião oficial e a mais seguida na Inglaterra. Cerca de 21% da população inglesa declara ser anglicana. O Anglicanismo é uma religião cristã e surgiu no século XVI dentro do processo de Reforma Religiosa. Ela foi criada pelo rei Henrique VIII.
Depois do Anglicanismo, o Catolicismo (Igreja Católica Apóstolica Romana) é a mais seguida na Inglaterra. São cerca de 20% da população.
O Islamismo vem crescendo muito nas últimas décadas em função da grande quantidade de imigrantes de origem árabe que foram morar em solo inglês. Atualmente, cerca de 11% da população da Inglaterra seguem o Islamismo.
Outras religiões praticadas na Inglaterra:
- Presbiterianismo: 14%
- Igreja Metodista: