Inglaterra nação pioneira do capitalismo industrial:
• Comerciante português tenta negociar com comerciante inglês.
¯¯ Este tecido vai ter que ser um pouco mais caro, Manuel.
¯¯ Como assim? Ora pois... sou eu quem está se arriscando neste negócio aqui! Eu não tenho nada contra os franceses, a culpa é sua. O bloqueio continental está ai, esse lote de tecidos deveria sair no mínimo pela metade do preço! ¯¯ Metade do preço?! Faz-me rir! É o preço que eu falei e ponto, ou então acho melhor você procurar outro para vender esse manufaturado. O meu preço é o melhor da praça. ¯¯ Então ta né! Fazer o que? Está cada vez mais difícil conseguir esses produtos ingleses.
(2° Cena, Reformas Joaninas). Dom João diz:
¯¯ Meus caros amigos, acho que precisamos considerar a hipótese de uma possível transferência para a colônia. O caso é serio, Napoleão ficou sabendo que nós continuamos a comercializar com os ingleses.
¯¯ Mas como vamos viver naquela terra que não se encontra em condições decentes para abrigar a corte. Eu não posso morar na selva! (homem)
¯¯ (todos) Huuum...
¯¯ Quero ver, quem vai querer dormir com os macacos e as onças?
¯¯ Meu caro amigo, estais com uma idéia deturpada da atual situação da nossa colônia... o Brasil vem evoluindo, e nós podemos fazer melhorias na cidade do Rio de Janeiro.
¯¯ (Dom João) Podemos resolver isso tudo lá, no Brasil, o que não dá mais é ficar aqui. Se nós ficarmos a coisa vai ferver, e eu não vou ficar para ver o circo pegar fogo.
• (Corte e D. João, saem de Portugal na surdina).
• (Narração. Da 2° para a 3° Cena).
Mas isso não foi tudo: chegou o dia em que a Europa foi varrida por um furacão chamado Napoleão...que levou a família real para bem longe, para uma colônia distante e exótica nos trópicos. E assim, a sua maneira, eles começaram a construir esse lindo e “estranho” país chamado Brasil. • Pequeno vídeo explicativo contendo dados sobre
• A escravidão e a monarquia no Brasil.
• Revolução