Fases da industrialização
Docente: Paulo Tavares
FASES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Anderson Valdir
Thiago Chagas
PICUÍ-PB
FEVEREIRO/ 2013 1- INTRODUÇÃO
A industrialização é um processo que se introduz na sociedade não somente nas transformações dos meios de produção e a criação de uma economia. Mas, ela impõe uma nova estruturação social. É um processo antigo, na Idade Média, houve um grande avanço dos meios de produção e consequentemente na produtividade. Embora não houvesse indústrias, como também características marcantes do capitalismo.
A primeira nação que passou pela industrialização foi à Inglaterra, se tornando símbolo da Primeira Revolução Industrial, onde a Inglaterra passa a basear o seu desenvolvimento econômico na produção industrial. Essa industrialização causa grandes impactos sociais já que introduz na sociedade a chamada lógica de lucro, onde as relações sociais passam a fazer parte da economia.
Assim, progressivamente, o novo padrão que a primeira fase da industrialização trouxe ganhou proporções que levaram ao surgimento de outras fases, o aperfeiçoamento das relações sociais voltadas ao mercado, a produção de riqueza, a velocidade na produção industrial em todos seus campos e ao mesmo tempo as disparidades.
2- FASES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
2.1- PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir da metade do século XVIII, á Inglaterra passa por mudanças drásticas na forma de produção de mercadorias. Visto, que até então, a fabricação de determinado produto, era um trabalho individual ou conjunto de dois ou três artesãos, onde estes iniciavam e finalizavam toda a produção de tais mercadorias. Esses produtos fabricados eram conhecidos como manufaturas, no qual era consumido por toda a Europa.
Alguns fatores foram de suma importância para a saída da Inglaterra como pioneira na maquinação dos seus meios de produção.