Texto
O capitalismo teve origem na Europa e surgiu por voltas dos séculos XV e XVI e se expandiu para o restante do mundo, dessa forma America, África, Ásia e Oceania foram se modificando para se adaptar a essa nova forma de relações políticas e econômicas que sucedem o período Feudal.
O capitalismo é um sistema econômico que se baseia na propriedade privada dos meios de produção, com o objetivo principal sendo o lucro. A sociedade é dividida em classes, e nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado, onde o trabalhador "vende" o seu trabalho para os donos do meio de produção.
1ª Fase: Capitalismo Comercial (fim do século XV até a primeira metade do século XVIII)
O capitalismo comercial é o período das grandes navegações, estruturava-se na circulação de mercadorias. Entre os Séculos XVI e XVIII, a divisão internacional do trabalho apresentava-se polarizada pelas potências comerciais européias, e a periferia preenchida pela Ásia, África e América, formando uma rede de fluxos mundial onde a Europa se mantinha como grande potencia colonizadora.
A produção de mercadorias era essencialmente artesanal, em oficinas (o mestre artesão e os artesãos auxiliares eram produtores e donos dos meios de produção). O que realmente interessava era o comércio de especiarias, açúcar, tabaco, escravos, tapetes, sedas, perfumes, entre outros, com altíssimas margens de lucro
2ª Fase: Capitalismo Industrial (segunda metade do século XVIII até a segunda metade do século XIX)
Fase que se estruturava na produção de mercadorias durou entre os Séculos XIII e XIX, a Inglaterra (nação pioneira neste processo) e a Europa Ocidental foram abarcadas pelo processo de Industrialização e uma nova divisão internacional do trabalho foi gerada, essa fase é marcada pelas 2 revoluções industriais, o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo, pois foi percebido que o trabalho produzia, recebia seu salário e consumia o que