Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade contemporânea
1 Introdução :
Diante da temática:Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade Contemporânea, foi possível visitar o Conselho Tutelar do Município de Santa Luzia para uma uma pesquisa sobre a atuação do Conselho Tutelar, números de conselheiros, número de conselhos existentes no município, principais formas de violências registradas no ao de 2009 e número de crianças atendidas de 0 a 12 anos durante ano de 2009. A partir dos dados levantados segue uma produção textual englobando a importância da vivência da infância saudável para o desenvolvimento do futuro adulto, a contribuição da psicologia para a compreensão da infância e quais os prejuízos para a sociedade a violência contra a criança.
2 Pesquisa:
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não-jurisdicional (que não integra o Judiciário) que zela pelo cumprimento e efetivação dos direitos da criança e do adolescente em um município. O Conselho Tutelar é constituído por cinco membros escolhidos pelos cidadãos de cada cidade, para um mandato de três anos. A principal função do Conselho Tutelar é a garantia dos direitos das crianças e adolescentes estabelecidos no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). O conselheiro tutelar recebe, estuda e encaminha casos envolvendo a violação de direitos infanto-juvenis. Estes casos chegam a ele por meio de denúncias, queixas, reclamações, reivindicações e solicitações podendo vir de qualquer cidadão, da família, de profissionais da área e também da própria criança ou adolescente. Saber ouvir, compreender e discernir são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos.
No município de Santa Luzia são 10 conselheiros ao todo, 2 conselhos tutelares, sendo 5 conselheiros em cada. O conselho do distrito atendeu 2.620 casos no ano 2009 de crianças de 0 a 12anos incompletos. O conselho da sede