Infância x violência infantil:
Linhares
2010
INFÂNCIA x VIOLÊNCIA INFANTIL:
Prejuízos para a sociedade contemporânea
Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo
Linhares
2010
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA REALIZADOS NO CONCELHO TUTELAR DE LINHARES:
a) Município: Linhares. b) Número de conselheiros existentes: 05 • Alaíde Catarina Palauro Bezerra
• Edileuza Aparecida Bressamini Crevelari
• Maria Gorete Vieira
• Maria Leticia Dutra Brandão
• Maria Julia Nunes Falqueto
c) Número de crianças (0-12 anos incompletos) atendidas em 2009: O número de crianças relatadas pelo conselho é 276 crianças d) Principais formas de violência registradas no Conselho Tutelar em 2009: Estupro, violência doméstica e drogas. e) O que mais lhe chamou a atenção nessa pesquisa: O que realmente chamou a minha atenção foi o fato de acontecer tantos estrupos com crianças sendo os praticantes do crime pessoas bem próximos da família.
Linhares
2010
INTRODUÇÃO
Infância; Violência infantil, os prejuízos para a sociedade contemporânea são assuntos que será o tema tratado neste trabalho, falarei também neste trabalho sobre a importância de uma infância saudável para a criança e a contribuição da psicologia para a infância.
Bom, violência não leva a lugar nenhum, violência só gera mais violência e não se resolve problema algum. Separa nos adultos que temos uma maturidade maior, a violência é algo muito trágico, imagine uma criança indefesa.
Violência só traz desgosto, tristeza, rancor, rebeldia, traumas para as crianças que quando são sujeitas a qualquer tipo de violência tanto verbalmente como fisicamente fica reprimida e se sente insegura, ela pode vir a ter traumas, se tornarem delinqüentes, por que ate mesmo em muitos estudos comprovados a maioria dos menores infratores, dos marginais é falta de um vinculo chamado afeto, carinho atenção tanto materno quanto