infraçoes
A segunda revolução industrial ocorre com o esgotamento da primeira e estende-se desde o final do século XVX, passando pela primeira guerra mundial e se concretizando com a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção , o que significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América(EUA).
Com a chegada da primeira Guerra Mundial, a consequência foi uma profunda transformação estrutural do capitalismo com o advento do imperialismo, grau superior do desenvolvimento econômico.
As transformações econômicas dessa nova fase histórica do capitalismo são assim definidas por Lenin:
1) Substituição da livre concorrência entre capitalistas pelo monopólio das grandes corporações.
2) Exportação de capitais dos países imperialistas em escala global.
3) Domínio absoluto do capital financeiro, a partir da fusão do capital bancário com o Industrial. Como consequência, era preciso controlar o mercado mundial. Por isso as burguesias das principais potências imperialistas empenharam-se febrilmente na preparação da primeira guerra mundial como forma de dividir e conquistar os mercados.
Com isso, a primeira guerra fez com que os EUA emergissem como a principal economia do planeta. As transações de produtos industriais e agrícolas se ampliaram com a abertura de créditos aos países aliados , seguidas pela concessão de empréstimos a Inglaterra, França e posteriormente, a Alemanha . A produção Norte Americana deu um salto gigantesco em vários