Infraestrutura
Definições:
Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
É possível reciclar materiais diversos, como vidro, plástico, papel ou alumínio. A reciclagem desses materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. Para a Indústria, a reciclagem tem muitas vezes a vantagem de diminuir os custos de produção. A população também beneficia da reciclagem, sendo esta a fonte de renda de muitos trabalhadores que obtêm no lixo urbano materiais que podem ser vendidos para empresas recicladoras.
Read more: http://br.significado.de/reciclagem#ixzz34ScUhQH6
Classificação:
Os plásticos são reunidos em sete grupos ou categorias:
PET – polietileno tereftalato:
Produtos
Frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.
Benefícios
Transparente, inquebrável, impermeável, leve.
PEAD – polietileno de alta densidade:
Produtos
Embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.
Benefícios
Inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.
PVC – policloreto de vinila:
Produtos
Embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.
Benefícios
Rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.
PEBD/PELBD – polietileno de baixa densidade/polietileno