Informática
1. Projeto de interface do Android
Um projeto de interface do anroid por ser definido em duas estapas: Classe Activity, e declaração de objetos em XLM. Esses objetos declarados em XML são necessário para definir como a tela irá ser contruida. Na classe Activity fica os métodos responsáveis pela definiçao do clico de vida do anroid. Segue modelo do ciclo de vida e declaração de objetos no XML.
Os metódos do ciclo de vida abaixo são responsáveis pelo clico de vida de uma tela no anroid.
onCreate() É a primeira função a ser executada quando uma Activity é lançada. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e outras operações de inicialização. É executada
somente
uma
vez
durante
a
“vida
útil”
da
Activity.
onStart() É chamada imediatamente após a onCreate() – e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco.
onResume() Assim como a onStart(), é chamada na inicialização da Activity (logo após a própria onStart()) e também quando uma Activity volta a ter foco. Qual a diferença entre as duas? A onStart() só é chamada quando a Activity não estava mais visível na tela e volta a ter o foco, enquanto a onResume() sempre é chamada nas “retomadas de foco”. onPause() É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (ou seja, uma outra Activity vem à frente).
onStop() – Análoga à onPause(), só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity (não é mais visível).
onDestroy() A última função a ser executada. Depois dela, a Activity é considerada “morta” – ou seja, nao pode mais ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, outro objeto será contruído. onRestart() Chamada imediatamente antes da onStart(), quando uma Activity volta a ter o foco depois de estar em background.
Cada classe Activit tem um arquivo MAIN.XML nele temos a descricao e declaração de cada