Informática
* Histórico * Taxa de transmissão * Tipos Categoria * Cores * Crossover Pontas * Montagem do Cabo de Rede de Par Trançado CAT3/CAT4/CAT5 ou CAT5E * Ver também * Fonte
Histórico
Cabo UTP sem blindagem com quatro pares
Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada, pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.
As taxas usadas nas redes com o cabo pares trançado são:
* 10 Mbps (Ethernet); * 100 Mbps (Fast Ethernet)ou * 1000 MPs (Gigabit Ethernet).
Os cabos par trançado são muito comuns em equipamentos para internet banda larga como ADSL E CATV para ligar a placa de rede nos Hubs, Switch ou Roteador. Estes equipamentos geralmente são instalados em redes domésticas através do cabo UTP Categoria Cinco.
Taxa de transmissão
A qualidade da linha de transmissão que utiliza o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios, técnicas usadas para a transmissão dos dados através da linha e proteção dos componentes da linha para evitar a indução nos condutores.
A indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por centelha mentos, harmônicos, osciladores, motores ou geradores elétricos, mau contato ou contato acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isoladas corretamente ou até mesmo tempestades elétricas ou proximidades com linhas de alta tensão.
Tipos
Existem três tipos de cabos