Informática
Neste trabalho, verificamos a necessidade de alinhar a TI ao negócio, tanto de forma estática, a partir dos planos de negócio da empresa, como dinamicamente, fazendo ajustes contínuos em virtude do surgimento de novas oportunidades de negócio, onde a TI é um ator importante para a geração de receitas e para o aumento da participação e da lucratividade do negócio no mercado. Essa visão é importante, pois a TI é uma fonte de investimentos e despesas significativas para qualquer empresa que já atingiu uma dependência estratégica. Portanto estar alinhada ao negócio passa a ser um imperativo para a TI, assim como, para algumas empresas, seguir regulamentos externos também passa a ser prioritário.
A medição do desempenho da empresa é fundamental para a gestão da qualidade. A medição fornece aos gerentes as informações necessárias à tomada de decisões e ao desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade e produtividade. Os indicadores consistem em expressões quantitativas que representam uma informação gerada, a partir da medição e avaliação de uma estrutura de produção dos processos que a compõem e/ou dos produtos resultantes. A medição e a avaliação referem-se à identificação dos dados e informações e ao estabelecimento de critérios, especificações ou valores para comparação entre resultados obtidos e padrões ou metas definidas.
A medição é a parte inerente da gestão da qualidade, constituindo um sistema de apoio para o planejamento, solução de problemas, tomada de decisões, desenvolvimento de melhorias, controle de processos e motivação dos recursos humanos.
Um processo representa uma tarefa específica ou um conjunto de tarefas realizadas por um indivíduo, uma equipe, um departamento ou por toda a empresa, resultando em um produto ou serviço. Cada processo é um sistema gerencial completo com fornecedores, inputs (matérias-primas), outputs (bens e serviços) e clientes (internos e externos).
O bloco denominado gerência representa os diretores,