Informática
66
1 Regras de manobra e suas descrições
1.1 Introdução Veremos nesta unidade um regulamento internacional, chamado RIPEAM, que apresenta medidas para evitar abalroamento no mar, e que consiste em uma série de regras convencionadas, ou seja, discutidas em reuniões com vários países membros da Organização Marítima Internacional e que padronizam as ações e manobras, a fim de evitar acidentes envolvendo mais de uma embarcação. Nesta disciplina explicaremos a estrutura dessa convenção e destacaremos algumas regras importantes que abrangem as manobras mais comuns, regras de navegação em rios e canais estreitos e quais as prioridades de manobra de acordo com os tipos de embarcações.
1.2 Estrutura do Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM)
O RIPEAM é dividido em quatro partes e trinta e oito regras, além do anexo que especifica detalhes referentes às regras apresentadas.
Parte A - Generalidades Abrange as regras 1, 2 e 3 e trata das aplicações desse regulamento; define as responsabilidades e fornece definições importantes.
Parte B - Regras do governo e de navegação Esta parte contém as principais regras referentes às manobras que estudaremos na Unidade I. É dividida em três seções distintas de acordo com as seguintes condições: Seção I - Condução de embarcação em qualquer condição de visibilidade, contendo as regras 4 a 10. Seção II - Condução de embarcação no visual uma da outra, contendo as regras 11 a 18. Seção III - Condução de embarcação em condição de visibilidade restrita, contendo a regra 19.
67
RLS
Parte C - Luzes e Marcas Esta parte contém as regras 20 a 31 e padroniza o uso de luzes e marcas que devem ser exibidas pelas embarcações, conforme seu emprego, propulsão e situação de governo. Pela sua importância, abordaremos este assunto na Unidade II. Parte D - Sinais sonoros e luminosos Esta parte do regulamento trata dos sinais sonoros e luminosos previstos para advertir outras