informática
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez
Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico,uma vez que é até mesmo usado por estudantes, ao longo do seu percurso académico.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros ativos da sociedade.
Assim, comemora-se no dia 15 de agosto o Dia da Informática.
Informática, o que é?
Junção de duas palavras, informação e automática, ou seja é o tratamento de informação através do computador.
O que implica?
Prática de autêntica desmistificação da informática.
Que utilidade tem?
Organizar arquivos no computador, permite a criação de cursos via Internet no caso da telemática, a utilização do computador na burótica, e não existiram telecomunicações sem a descoberta da informática.
Origem da palavra Informática
A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas outras palavras, informação e automática. Designa, assim, o processamento da informação por meios automáticos em simples impulsos binários . O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.
Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung .
Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov e os seus colaboradores chegaram a utilizar o conceito "Informatika" relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e