Informática
O ábaco constituiu, portanto, o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. Passaram-se séculos até que fossem criados os bastões, eram tabelas móveis de multiplicação e divisão feitas de marfim. Um conjunto completo de bastões de Napier consiste em 9 peças: uma para cada dígito de 1 a 9.
Blaise Pascal em 1642 desenvolveu uma máquina de calcular totalmente mecânica. A máquina, também chamada de Pascaline, era baseada na existência de um disco para cada potência de 10, cada disco sendo dotado de 10 dígitos (de 0 a 9).
Embora fosse capaz de realizar apenas adições e subtrações, outras operações, como multiplicações e divisões podiam ser realizadas através da combinação das primeiras. Em 1694, foi construída uma máquina e apresentava uma certa evolução em relação à Calculadora de Pascal. Através de somas repetidas era capaz de efetuar multiplicações, também era capaz de realizar divisões. Sua operação apresentou-se muito deficiente e sujeita a erros, tendo sido, portanto, abandonada. Em 1820, Charles Xavier Thomas projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas, esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Entre 1802 e 1822, Charles Babbage, construiu a máquina de diferenças, que baseava-se também no princípio de discos giratórios e era operada por uma simples manivela.
Em 1833, Babbage projetou uma máquina bastante aperfeiçoada, que chamou de Máquina Analítica. Essa máquina poderia ser programada para calcular várias funções diferentes, era constituída de unidade de controle de memória aritmética e de entrada e saída. Em 1886 Herman Hollerith Construiu então a