Informática
CONCEITOS DE BANCO DE
DADOS
Olá,
Neste capítulo você terá um primeiro contato com conceitos fundamentais da tecnologia de Banco de Dados. São conceitos importantes que servirão de base para o restante do curso.
Bom estudo!
Prof . Vanderson
1.1 Definição
Desde antes do surgimento da primeira civilização, a humanidade dedicava-se à produção de signos. Um signo ou símbolo corresponde a qualquer coisa que represente algo, de alguma forma, para alguém. Da mesma forma que um mapa representa um dado terreno, um brasão pode representar o time de futebol para o qual se torce. Uma canção pode fazê-lo lembrar uma fase específica de sua vida ou uma paixão.
Tudo isso e muitos outros são signos. Nesse sentido, o que para você nada significa pode representar algo para outros. Portanto, todo signo é subjetivo e pode ser de difícil interpretação.
Até hoje, pesquisadores debruçam-se sobre pinturas feitas em cavernas há pelo menos 15.000 anos e debatem sobre seus significados. Alguém as pintou para representarem algo, mas hoje, 150 séculos depois, não sabemos precisar qual o seu significado na época. Elas parecem representar animais ou cenas de caçadas na pré-história. Porém, escapa-nos sua motivação. Faziam parte de algum ritual religioso, o registro de uma importante atividade social ou apenas a expressão da subjetividade de seu pintor?
A chamada oralidade primária precede a invenção da escrita e se caracteriza pelo uso da palavra falada como a única forma de gerir a memória social das comunidades. A cultura narrativa valorizava as parábolas, fábulas e mitos como veículos naturais do conhecimento que se pretendia preservar de uma geração para outra. Histórias e imagens eram associadas a algum fato que se buscava memorizar.
Linguagem de Programação
10
Capítulo 1
O mito codifica, sob forma de narrativa, algumas das representações que parecem essenciais aos membros de uma sociedade. Dado o funcionamento da memória humana, e na ausência de