Informática
Para identificar quem realiza o ataque em um sistema computacional é hacker. Os ataques aos sistemas apresentam objetivos diferentes e o sucesso depende do grau de segurança dos alvos e da consequente capacidade do hacker em atacá-los.
Os hacker, são aqueles que utilizam seus conhecimentos para invadir sistemas, não como o intuito de causar danos às vítimas, mas sim como um desafio às suas habilidades. Eles não têm a intenção de prejudicar, mas sim de apenas demonstrar que conhecimento é poder.
Umas classificações dos diversos tipos de hackers são:
• Script kiddies – São os iniciantes. • Cyberpunks – São os mais velhos, mas ainda ant-sociais. • Insiders – Empregados insatisfeitos. • Coders – Os que escrevem sobre suas proezas. • White hat – Os profissionais contratados. • Black hat – Crackers. • Gray hat – São os hackers que vivem nos limites entre os White hat e o Black hat.
Script kiddies: Trazem diversos problemas às organizações. Geralmente são experientes e novatos, que conseguem ferramentas, que podem ser encontradas prontas na internet, e depois as utilizam sem entender o que estão fazendo.
Cyberpunks: São os hackers dos tempos românticos, aqueles que se dedicam às invasões de sistemas por puro divertimento e desafio. Eles tem extremo conhecimento e são obcecados pela privacidade de seus dados, o que faz com que todas as suas comunicações sejam protegidas pelo uso da criptografia. Geralmente são que encontram novas vulnerabilidades em serviços, sistemas ou protocolos, prestando, assim, um favor às organizações, publicando as vulnerabilidades encontradas.
Insiders: São os maiores responsáveis pelos incidentes de segurança mais graves nas organizações. Os maiores prejuízos são causados por incidentes internos.
Coders: Os maiores hackers que resolveram compartilhar seus conhecimentos escrevendo livros ou proferindo palestras e seminários sobre suas proezas. Ministrar cursos