Informática
Em uma conferência no Dartmouth Colletge, em 1956, John McCarthy propôs o uso da expressão inteligência artificial (IA) para descrever os computadores que tivessem a capacidade de imitar ou replicar as funções do cérebro humano. Muitos pioneiros de IA compareceram àquela primeira conferência sobre o assunto; alguns previram que os computadores seriam tão espertos quanto os humanos por volta dos anos 1960. A predição nunca se realizou, mas os benefícios da inteligência artificial nos negócios e na vida acadêmica podem ser vistos hoje. Os progressos da IA conduziram às redes neurais, como o utilizado na Boeing, que funciona como o cérebro humano para reconhecer padrões complexos. Não só o sistema em si é um tanto surpreendente; seus benefícios também são notáveis. Gradas Pa IA, a Boeing pode identificar cerca de 16 milhões de peças com uma eficiência e exatidão nunca antes possíveis.
VISÃO GERAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As histórias e filmes populares de ficção cientifica montaram cenários de sistemas computacionais e de máquinas inteligentes conquistando o mundo. Computadores como HAL, do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, eram uma visão futurística do que poderia acontecer. Essas ficções distraem, mas estamos longe de criar sistemas computacionais que possam substituir inteiramente os tomadores de decisões humanos. Ainda assim, estamos vendo a aplicação direta de muitos sistemas que utilizam o conceito de IA. Esses sistemas estão ajudando a fazer diagnósticos médicos, explorar recursos naturais, descobrir o que está errado com dispositivos mecânicos e auxiliar no projeto e desenvolvimento de outros sistemas de computadores.
Inteligência Artificial em Perspectiva.
Os sistemas de inteligência artificial incluem as pessoas, procedimentos, hardware, software, dados e conhecimento necessários para desenvolver sistemas computacionais e máquinas que demonstram características de inteligência. Pesquisadores,