Informática e reciclagem
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração ( queima do lixo em fornos próprios).
Por outro lado a informática é o conjunto das ciências da informação, a sua designação (informática) surge através de outros dois nomes: informação e automática.
Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para consumo. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto.
Os REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) contêm, na sua maioria, substâncias perigosas, o não aproveitamento de seus resíduos representa um desperdício de recursos naturais não renováveis.
O processo de reciclagem desses produtos é complexo pois requer a utilização de Tecnologias avançadas devido à diversidade de materiais e à perigosidade das substâncias tóxicas. Do que é feito um computador ? Metal Ferroso 32% Plástico 23% Metais não ferrosos (chumbo, cádmio, berílio, mercúrio) 18% Vidro 15% Placas eletrónicas (ouro, platina, prata e paládio) 12%
Anualmente são gerados aproximadamente 50 milhões de toneladas de resíduos electrónicos (ou lixo electrônico) em todo o mundo.
Lixo electrônico: é um termo utilizado para qualificar equipamentos eletrônicos descartados:
«REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR »
Reduzir o consumo de Equipamentos