Reciclagem Em Inform Tica
15/04/2015 -3º grupo
Reciclagem do lixo de informática.
◦Suas características, danos, riscos ambientais.
Cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são jogadas fora anualmente no mundo. De acordo com dados que foram divulgados pelo Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, o lixo eletrônico gera de 2 a 4% de todo o impacto ambiental que afeta o planeta, isso formulado a partir de 20 a 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são descartados anualmente, o Brasil se encontra como o país que descarta a maior quantidade de lixo eletrônico por pessoa.
Para o descarte correto, uma opção é recorrer aos fabricantes da peça. Empresas como Apple, CCE, HP, Motorola, Nokia, Itautec, Positivo, Dell, Philips e Sony informam que recolhem equipamentos e baterias usados. Procure o atendimento ao consumidor dos fabricantes.
◦O processo de reciclagem do lixo de informática.
No Brasil, algumas empresas encontraram na reciclagem de aparelhos descartados uma boa oportunidade de mercado.
Como o processo de reciclagem do lixo eletrônico é diferenciado e exige reengenharia na separação, trituração e limpeza para prover a reinserção da matéria-prima com qualidade na fabricação de novos produtos, é muito importante dar a destinação correta aos equipamentos que estão obsoletos na sua casa.
◦A coleta e/ou recebimento do material obsoleto.
Produtos eletroeletrônicos são recolhidos após o consumo pela população para o retorno como matéria prima à produção industrial Empresas “(...) os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm responsabilidade que abrange (...) recolhimento dos produtos e dos resíduos remanescentes após o uso”.
◦Triagem que irá definir as condições do computador e/ou monitor.
Objetivo Específico:
Reciclar materiais provenientes do lixo eletrônico.
Realizar a triagem minuciosa dos componentes que ainda funcionam;
Classificar os materiais recebidos;
Contribuir na diminuição dos impactos ambientais;
Criar programas de descarte