INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Nildon Tássio Pereira Monteiro
Jocimar Albernaz Xavier
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0167) – Paper
25/11/2013
Resumo. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da informática na educação, analisando o uso do computador e o papel do professor e do aluno no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi a Prática de Pesquisa Documental. Posteriormente discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na educação e desenvolvimento do ensino, buscando ampliar os conhecimentos do professor e do aluno a cerca dessas novas tendências, fazendo assim com que ambos possam caminhar juntos rumo a um futuro onde o ato de ensinar e aprender se tornem bem mais agradáveis. O uso e desenvolvimento da informática levou o computador a se tornar parte do cotidiano das pessoas e a educação não deve ficar alheia a esse processo, isso impõe aos profissionais envolvidos o enfrentamento de novos desafios.
Palavras-Chave. Informática na Educação, Novas Tecnologias, Aprendizagem, Professor, Aluno.
INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, com o estourar das tecnologias em todo o mundo, é difícil acreditar que o processo aprendizagem ainda ande em passos lentos quando o assunto é informática na educação, onde as tecnologias atuais são avançadíssimas e os meios de comunicação o mais informatizado possível. É triste pensar que onde esses meios de comunicação e informação deveriam ser mais enfatizados e estimulados, ou seja, nas escolas entre professores e alunos, é onde menos se ouve falar. De acordo com ROCHA (2008, não paginado):
Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Gradualmente, o computador vai