INFORMÁTICA - FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO

5149 palavras 21 páginas
ERICA RODRIGUES DA SILVA 1108539
Psicopedagogia

INFORMÁTICA - FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO

“Orientadora Professora: Elisa Bergamini”

“Centro Universitário Claretiano”

CUIABÁ MT
2013

Informática – Ferramenta de apoio ao ensino

Resumo

A informática na educação se apresenta como uma inovação nas metodologias educacionais, trazendo o universo digital para o dia a dia das crianças e adolescentes. Esse artigo procura salientar o computador como um equipamento valioso para ser incorporado conscientemente, ao processo educacional.
Afinal, não explorar na Escola um potencial de recursos tão rico seria o mesmo que as pessoas rejeitassem usar o caixa eletrônico do banco.
Entretanto, as mudanças provocadas com o advento da revolução tecnológica trazem, à tona, questionamentos em relação à quebra de rupturas de práticas tradicionais de ensino, tendo em vista as transformações decorridas dos avanços tecnológicos, motivos pelo qual as Escolas, educadores e alunos devem estar preparados para lidar com a máquina e conseguir extrair dela o seu melhor.
Neste sentido, os textos discorridos neste trabalho enfoca a presença do computador como instrumento para “pensar com” visto que, permite ao aluno experimentar suas hipóteses, testar suas teorias, construir seus modelos, pensar sem limites, analisar seus erros, vistos como resultados inesperados e não como estigmas de incapacidade. Pensar no computador nesta perspectiva significa entender a aprendizagem como um processo de construção de estruturas cognitivas.

Palavras-chave: Tecnologia, Conhecimento, Prática Pedagógica.

I - Introdução

No cotidiano, professores, alunos e demais atores envolvidos no processo de aprendizagem estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos

Relacionados

  • ProInter TCC Aplica o Final
    19114 palavras | 77 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas