A Politica normativa
---As constelações são muito importantes pois algumas fornecem aos navegantes, expedicionários e aventureiros pontos cardeais importantes para a orientação de suas rotas, por exemplo: o braço maior do Cruzeiro do Sul prolongado 4,5 vezes para baixo fornece o Sul, tanto é que esta constelação se figura nas bandeiras da Nova Zelândia, da Austrália e também do Brasil. A Estrela Polar forma um "W" com outras estrelas visíveis no céu dos países do hemisfério Norte e através dela é possível determinar com muita precisão o ponto cardeal do Norte.
---Na Antigüidade os povos da Mesopotâmia, Egito, Grécia e Américas conheciam e estudavam o movimento de diversos corpos celestes e relacionavam estes movimentos com calendários e períodos ideais para o plantio e para a colheita, até mesmo a expressão "Dias de Cão" está relacionada com a época em que o Egito enfrentava sua maior seca e o Rio Nilo estava no seu mais baixo nível, esta época conhecidia com a constelação de Cão Maior, da qual faz parte a Estrela Sírius que é a mais brilhante no céu da noite posicionada na vertical.
---Na Grécia antiga, os estudiosos olhavam para o céu e viam desenhos nas constelações como o gigante guerreiro Órion segurando a cabeça decapitada de um leão, o Mitológico Sargitário, Dois Peixes inversamente posicionados e outras constelações, então começaram a estudar que influência estas constelações poderiam ter na personalidade humana de acordo com a data de nascimento da pessoa então iniciaram o estudo do Zodíaco. O Zodíaco é formado por doze signos, definidos como segmentos iguais do círculo, de forma que cada um tem trinta graus. O caminhamento dos planetas ao redor do Sol segue um círculo que tem esse nome de Zodíaco, onde se projetam as constelações que representam os doze signos. Entretanto, do nosso ponto de vista aqui no