Serviço Social Contemporâneo
1º. Semestre
Unidade Sorocaba - SP
Atividades Práticas Supervisionadas
Serviço Social Contemporâneo
Onde e Quando Surgiu o Serviço Social
O Serviço Social na América
Década de 1930
Década de 1940
Reconceituação do Serviço Social
Década de 1980
Década de 1990
Serviço Social no Século XXI
Sorocaba, 13 de junho de 2013
Onde e Quando Surgiu
Serviço social surgiu em 1898 na cidade de Nova York a partir da iniciativa dos grupos dominantes, setores da burguesia, Estado e Igreja, constituindo-se basicamente por militantes femininas do movimento católico para enfrentar os problemas sociais, com a ascensão da sociedade burguesa que era a classe dominante necessitava de um profissional para cuidar da área social assistindo a classe proletária crescente e absorvida pelo sistema capitalista. Dessa forma a classe dominante exerceria algum controle sobre os proletários e utilizaram os primeiros profissionais da área, para que de uma forma indireta pudesse amenizar os conflitos surgidos entre as classes. Naquele momento não existia uma metodologia ou teoria a ser seguida.
Seguindo parâmetros semelhantes ao dos Estados Unidos o Serviço Social também se desenvolveu na Europa e assim se tornaram centros de referência do capitalismo.
Emergindo como profissão a partir do background acumulado na organização da filantropia própria à sociedade burguesa, o Serviço Social desborda o acervo das suas protoformas ao se desenvolver como um produto típico da divisão social (e técnica) do trabalho da ordem monopólica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refrações individualizadas (donde a funcionalidade da psicologização das relações sociais), quer tomados como sequelas inevitáveis do ‘progresso’ (donde a funcionalidade da perspectiva ‘pública’ da intervenção – e desenvolveu-se legitimando-se precisamente como