Informática aplicada a saude
MARCIA ALMEIDA
MAYARA FERREIRA
THAIS GONÇALVES
INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE
Trabalho Informática aplicada à saúde apresentado à disciplina Sociedade, Tecnologia e Inovação, no 1º semestre vespertino do Curso Informática para Negócios, sob a orientação do Profº Marcelo.
São Bernardo do Campo
1º sem. 2013
Introdução
A informática na saúde é uma união da tecnologia da informação com ciência da informação e a medicina, com a intenção de trazer benefícios aos pacientes. Ela procura várias formas de aumentar o conhecimento médico, usando ferramentas que ajudam tanto os pacientes como os profissionais dessa área.
Esta informatização é utilizada em vários campos da saúde como cirurgias, farmácia, enfermagem, pesquisa médica, cuidados clínicos e saúde pública.
Quando a informática chegou à saúde
A primeira aplicação da computação para a área da saúde foi o desenvolvimento de um sistema de processamento de dados baseado em cartões perfurados, criado por Herman Hollerith em 1890. O sistema foi adotado para solucionar problemas nas áreas de epidemias e saúde publica.
O registro mais antigo de utilização da computação na área medica foi um sistema que auxiliou os médicos a tomar decisões. Porem não foi duradouro, alguns pesquisadores se preocupavam com a noção da informação hospitalar como um todo.
O primeiro projeto de informatização hospitalar foi nos Estados Unidos, Hospital Computer Project em 1962. Através desse projeto foram criados diversos aplicativos por Octo Barnett, um dos profissionais que teve contribuição na área de informática na saúde. Destes aplicativos destacam-se programas de admissão e alta, exames e resumos de prescrições.
Novas ideias de informática na saúde
Diversas novidades tecnológicas chegam à área da saúde. Consultórios mais modernos estão recebendo máquinas informatizadas que os ajudam a proporcionar um melhor atendimento ao paciente. Podemos citar como exemplo uma máquina, que ao passar o