Informatica aplicada a saúde
A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecerem um sistema coerente. Subjetivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios. Proporciona ao Homem um conhecimento objetivo da realidade. Tal conhecimento pode e deve ser aplicada para tornar mais eficiente à produção da vida material, e tal aplicação constitui a tecnologia. Esta, por sua vez, irá contrastar com a técnica que se refere a outros recursos não informados pelo conhecimento científico, de que o homem se vale para resolver problemas práticos.
Ciência e tecnologia
Ciência constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que irão permitir criar tecnologias, é o conhecimento aplicado em buscar mais qualidade e expectativa de vida quando aplicado na medicina, o progresso da ciência está dependente dessas tecnologias.
Na realidade a tecnologia é já tão antiga quanto à própria humanidade e tal como esta vem ao longo dos anos sendo alvo de uma longa e gigantesca evolução. Francis Bacon e Tomaso Campanella nas suas reflexões sobre a sociedade perfeita colocaram a tecnologia como “fonte suprema de conhecimento da realidade e solução e aperfeiçoamento do ser humano.”.
Hoje a tecnologia está presente em cada pequeno pedaço da vida de cada um de nós, tornando-nos inteiramente dependentes dela, não mais somos autônomos, tornamos a tecnologia algo extremamente poderoso sobre as nossas vidas. Mas esta tem, no entanto contribuído para o desenvolvimento da nossa civilização bem como para o seu bem estar e qualidade de vida.
A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. É um grave equívoco pensar que se pode separar a atividade científica básica das soluções tecnológicas. A tecnologia é um "efeito colateral" da ciência.
Numa época de grandes descobertas e progressos científicos e tecnológicos, como o caso da genética, da vacina