Informática aplicada à saúde
Trabalho de pesquisa com o objetivo de mostrar uma pequena comparação entre os sistemas operacionais Windows w Linux, utilizando meios como um pequeno histórico de formação de ambos os sistemas, uma comparação entre eles por meios de semelhanças e diferenças e mostrando o quais programas funcionam tanto num quanto noutro.
Como o trabalho é feito na área da saúde, é apresentado também programas, mais especificamente, seis de cada sistemas operacionais, que contribuem para a expansão do conhecimento na área da saúde.
1. HISTÓRICO DOS SISTEMAS LINUX E WINDOWS
1.1 LINUX
Linus Torvalds nasceu em 28 de dezembro de 1969 em Helsinki na Finlândia e sua família era uma das poucas cuja linguagem adotada como principal era o Sueco ao invés do Finlandês. Embora fosse filho de jornalistas, Linus começou a demonstrar seu interesse pelo “mundo geek” cedo, obtendo sempre grande destaque em campos como a Matemática e Física.
Em 1988, Linus ingressou na Universidade de Helsinki no curso de Ciências da Computação. Após montar um computador no qual passou a adotar o Minix (um sistema operacional baseado no Unix, porém gratuito). Devido a observar as dificuldades deste sistema (especialmente com relação ao uso de terminal para conexão), Linus resolveu criar um programa para a emulação de terminal que funcionasse independente do Minix.
Como o programa de emulação mostrou-se mais satisfatório do que o esperado, Linus começou a pensar que outras carências do Minix poderiam ser supridas.
Em 1993, Linus conheceu Tove Monni, uma estudante que mandou um email convidando-o para um encontro. Posteriormente, eles se casaram e tiveram três filhas. Em 1997, mudou-se com sua família para a Califórnia quando aceitou uma posição na empresa Transmeta na qual permaneceu até junho de 2003.
Ainda em 2003 Linus começou a trabalhar em conjunto com a Open Source Development Labs (OSDL), um consórcio criado para promover o desenvolvimento do Linux, para concentrar-se exclusivamente