Informações sobre o Virus HIV
Lembre-se: período médio! Alguns pacientes desenvolvem AIDS já com 2 a 3 anos da contaminação com o vírus.
Através do hemograma pode-se ter uma noção da imunodepressão causada pelo HIV quando os linfócitos estão diminuídos, mas o ideal é que se faça a contagem de linfócitos CD4+ e quantifique-se a carga viral para acompanhamento da doença.
Quanto ao diagnóstico, baseia-se na realização de um exame chamaso ELISA para o HIV. Existem algumas doenças que são as chamadas DOENÇAS DEFINIDORAS DE AIDS, como o tumor de Burkitt, mas acho que isso já foge da sua pergunta. Entretando entra como curiosidade, pois já com essas doenças é possível dar o diagnóstico de AIDS em pacientes com HIV.
Outra curiosidade é que existem pacientes que até a data presente não desenvolveram qualquer tipo de alteração devido à presença do vírus HIV em seus corpos, somando-se nesse intervalo de tempo cerca de 19 a 20 anos .Mesmo com o HIV não necessariamente a pessoa manifesta os sintomas da AIDS. Mas isso é muito relativo, depende do organismo de cada um, é difícil saber um período exato para que a doença se manifeste.
Quer um exemplo? Magic Johnson disse publicamente que tinha HIV em 1991 e nunca manifestou nenhum sintoma da doença, é considerado um guerreiro na luta contra a doença. Sobre o teste, o médico pede um exame de sangue específico.
Não existe um tempo determinado para que ocorra a manifestação do vírus HIV e a doença AIDS se instale no organismo. Na verdade, isso vai depender do tipo de vida que o indivíduo contaminado tem, ou seja, uma pessoa com um cotidiano regrado, que leve uma vida saudável, com uma alimentação adequada, etc com certeza levará anos até sua manifestação. E quanto a segunda pergunta... Não, o hemograma não diagnostica a existência do vírus HIV, o que pode acontecer é que quando a AIDS já está instalada o hemograma irá indicar um número reduzido de leucócitos no sangue (células responsáveis