Informações Psicodiagnostico
AVA tem o objetivo encontrar respostas às questões propostas com vistas à solução de problemas.
PLANO DE AVA P/ O PSICODIAG. É estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se ñ só quais os instrumentos necessários, mas como utilizados. O psicólogo deve saber quais instrumentos são eficazes ao requisito metodológico. A questão é o qto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um proposito específico, p/ fornecer respostas a determinados perguntas ou testas certas hipóteses.
PROCESSOS DO PSICODIAGNOSTICO 1º levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame, 2º planejamento , seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico, 3º levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, 4º integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração de dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame, 5º comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
SINAIS designam comportamentos observáveis, “achados objetivos”, enquanto os SINTOMAS são experiências do sujeito, são por ele sentidos.
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE:. A identificação do paciente verifica-se desde o momento em que ele procura o psicólogo, através de contato telefônico ou pessoalmente, ou quando outro profissional refere ter feito o encaminhamento, até o momento final da entrevista devolutiva. O psicólogo começa a conhecer “quem é” o seu paciente, por meio de perguntas iniciais quando do primeiro contato.
A ENTREVISTA DEVE SER CONDUZIDA de forma dirigida. O entrevistador precisa estar preparado p/ lidar com situação para lidar com o