Cooperativas
O cooperativismo surgiu no século passado como um meio de organização, produção e trabalho alternativos aos existentes à época. Fundado na ideia do esforço comum e da ajuda mútua, vicejou e é uma realidade em vários países. Este trabalho tem o objetivo de especificar a história das Cooperativas, o conceito e seus elementos e como é sua formação História do Cooperativismo left000O movimento cooperativista surgiu na Inglaterra com a Revolução Industrial, no inicio do século XIX, quando a subjugação do trabalho ao capital deflagrou grandes movimentos sociais. Em 1843 os operários tecelões se organizaram em uma sociedade civil e no dia 24 de outubro de 1844 fundaram a SOCIEDADE DOS PROBOS PIONEIROS DE ROCHDALE LTDA, primeira cooperativa da história. O cooperativismo de crédito rural nasceu na Alemanha em 1848 pelas idéias de FREDERICH WILHELM RAIFFEISEN com o objetivo de fomentar o crédito aos agricultores. O cooperativismo de crédito urbano surgiu em 1867, também na Alemanha, na pequena cidade de DELITZCH, idealizado pelo magistrado HERMANN SCHULZE.
No Brasil, O cooperativismo de crédito surgiu do trabalho do cooperativa de NOVA PETROPOLIS-RS, a primeira cooperativa de crédito do País e que está em plena atividade até os dias de hoje em Goiáis. Têm suas raízes nas décadas de 50. No período de 1955 a 1960 foram registradas a abertura de algumas cooperativas de crédito. No entanto, somente na década de 90, com a criação da então Cocecrer Goiás, hoje Sicoob Goiás Central, que o cooperativismo de crédito se consolida. Conceito de Cooperativa
É um tipo de sociedade de pessoas, sem fins lucrativos, sem receita própria, regulada por lei especial e que se destina unicamente à prestação direta de serviços aos associados. Em cujo âmbito o cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário do “empreendimento”.
O conceito legal de sociedade