Informações Logísticas
CSE – Centro Socioeconômico
Curso de Ciências da Administração
CAD 7220: Logística e Cadeia de Suprimentos
Prof. Dr. Allan Augusto Platt
Bruno C. Nogueira
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS
1. DEFINIÇÃO
A gestão do fluxo de informações pode se configurar como uma importante ferramenta de melhoria de processos ao otimizar o processo de tomada de decisões minimizando a ineficiência proveniente da incerteza da demanda. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade para reduzir os custos logísticos através da sua melhor coordenação. Quando o planejamento é executado a partir das informações mais recentes, permite reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda. A informação aumenta a flexibilidade, permitindo identificar os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha uma vantagem estratégica (CARVALHO et DIAS, 2004).
2. GESTÃO DAS INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS A logística se municia de informação e conhecimento utilizando as novas tecnologias e sistemas de informação, fazendo com que possa ser considerada como um processo integrador de gestão eficiente e otimizado de fluxos informacionais e materiais, indispensáveis para o atendimento das necessidades dos clientes internos e externos (DIAS, 2005).
2.1 Objetivo Sheffi (2002) afirma que uma das maneiras mais eficientes para melhorar a acurácia das previsões de venda e aumentar o nível de serviço ao cliente, reduzindo custos ao mesmo tempo, é melhorar a colaboração entre parceiros comerciais. Segundo Power (2005), cria-se, assim, uma maior dependência de tecnologias de informação, que se tornam viabilizadoras de novos arranjos cooperativos. As empresas passam a ser vistas como uma rede de processos, relacionamentos e tecnologias, aumentando sua interdependência e o compartilhamento de objetivos.
2.2 Necessidades
Bowersox et Closs (2001) apontam três razões para a necessidade de informações