G Nero Na Sala De Aula E Desempenho Escolar
Quando se pensa em sala de aula, várias são as imagens que imediatamente permeiam a mente das pessoas, mas pode-se dizer que em primeiro lugar vem alunos e professor. Ao refletir sobre as relações humanas destes dois sujeitos, é importante abordar a questão comportamental do aluno e as atitudes do professor diante de determinadas atitudes do estudante.
Olhando por esse lado notamos que a escola e seus professores tem grande responsabilidade na formação de identidade de gênero os professores percebem relações de gênero entre os alunos a partir de comportamentos em sala de aula , como por exemplo rapidez nos meninos e capricho nas meninas escolha de cores e desempenho acadêmico diferenciados. O papel do docente é fundamental no processo de construção do conhecimento, ao atuar como um profissional a quem compete conduzir o processo de reflexão que possibilitará ao aluno autonomia para eleger seus valores, tomar posições e ampliar seu universo de conhecimentos, o professor deve ter discernimento para não transmitir seus valores, suas crenças e suas opiniões como sendo verdades absolutas ou princípios a serem seguidos.
Transformações profundas precisam acontecer na escola para que ela seja mais um lugar onde as meninas e meninos possam desenvolver ao máximo seus potenciais pessoais.
Por um lado, a escola pode ser esse lugar em que as pessoas aprendem várias coisas, criam e se tornam críticas e questionadoras.
Mas, por outro lado, não podemos esquecer que a escola faz parte da sociedade em que vivemos. E, portanto, na escola existem todos os preconceitos e a discriminação presentes nos outros lugares da sociedade.
Muitas vezes, as meninas e os meninos não se misturam no pátio para brincarem. Meninos e meninas acabam ocupando de maneira diferente os espaços do pátio e da sala de aula. As brincadeiras dos grupos de meninas são diferentes das dos grupos de meninos.
Embora o futebol feminino seja já algo bastante difundido