FAMÍLIA E ESCOLA UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA E DETERMINANTE DA EFICÁCIA ESCOLAR
1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
A escola vem passando por uma diversidade de desafios, e um entre tantos é a qualidade de ensino, a qual se considera distante do desejado. Visto que são inúmeros fatores que influenciam o sucesso ou fracasso dos alunos na escola, leva então a instituição a considerar que a participação da família junto à escola é um ponto central.
Existe um desencontro entre as expectativas de desempenho do aluno, os quais travam acusações entre ambas. Ao identificar tais conflitos os pais culpam a escola e a escola por sua vez, culpa os pais por omissão em acompanhar a vida escolar dos filhos.
Frente a esse conflito, surge a indagação: É a escola que não inova sua prática pedagógica para a junção de ambas ou são os pais que perderam o senso de responsabilidade na educação de seus filhos?
Sabe-se que a escola e a família têm passado por profundas transformações ao longo da história e que atualmente a família vem transferindo para a escola funções que deveriam ser suas.
Segundo Nunes (2008, p. 1), a família constitui o berço do processo de ensino e aprendizagem de todo ser humano e nele o aprendiz está sujeito a ser influenciado decisivamente de forma positiva ou negativa.
Vasconcellos (1989) contribui salientando que para se ter um ensino transformador, é preciso competência profissional e coragem para rever as propostas de trabalho no interior da escola, onde apesar dos problemas enfrentados, que não são poucos, o educador compreenda que ele ainda é o principal agente de sua transformação, junto aos seus pares e todos os envolvidos no processo.
Enfim, espera-se que este trabalho venha contribuir dentro do âmbito escolar e no âmbito familiar, para que essa parceria torne-se um vínculo de confiança e sucesso.
1.1 TEMAS: Família e Escola uma integração necessária e determinante da eficácia escolar.
1.2 OBJETIVO
1.2.1