Informação
Há também comemorações, rituais e triunfais dos tempos antigos. Com o tempo, as antigas competições romanas foram perdendo seus significados e as características presentes. Os romanos de modo geral procuravam sempre estar melhorando seus jogos, mas sem o êxito de helênicos, devido a mentalidade e à concepção do povo.
Nem todos os jogos eram realizados em Roma, eram também realizados em vários pontos do império, algumas vezes em vários lugares ao mesmo tempo. O intuito de Roma era os seus domínios, afim de integração social e pacificação. Durante o domínio romano no mundo, mesmo após a proibição, os imperadores, em busca do prestígio político, patrocinaram numerosos festivais desportivos, como evidenciam as inscrições encontradas em Benevento, no epidauro dalmático, na Massília gálica e no Cartago africano.
Instalações desportivas são museus de artes encontradas na itália são obras abundantes de um grande valor cultural, que apesar da inferioridade em relação a educação física romana ao grego, ios artistas romanos sempe estiveram motivados pelos assuntos desportivos tanto no campo escultural tanto no da arquitetura. A roma conserva até hoje,muitas recordaçãoes de suas admiráveis instalações desportivas da Antiguidade.
Este tipo de prova incluía as corridas de carros ou de cavalo de sela. Nas primeiras poderiam usar-se dois cavalos (bigas) ou quatro cavalos (quadrigas). As quadrigas teriam sido introduzidas nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 680 a.C.. e as corridas de cavalo de sela em 648 a.C. Uma corrida de carros consistia em doze voltas ao hipódromo, tendo cada volta entre 823 e 914 metros; a corrida de cavalo era uma volta do hipódromo.
Não eram os homens que tinham vencido as corridas que recebiam as coroas, mas os donos dos cavalos, dado que estes implicavam custos