Projeto Cantigas de Roda
O Desenvolvimento Infantil
CANTIGAS DE RODA
A importância das cantigas de roda no desenvolvimento motor, cognitivo e interacional, das crianças do maternal III da Creche “Menino Jesus”
LINGUAGEM
LUZIA RAMOS DE OLIVEIRA
Josiane Lopes da Silva Ferreira
Geni Conceição Figueiredo AGF/CEFAPRO – Tangará da Serra
Barra do Bugres – MT
Junho/2010
1. PROBLEMA
Qual a importância da brincadeira de roda para o desenvolvimento da criança na instituição de educação infantil?
2. JUSTIFICATIVA
Segundo o Referencial Curricular Para a Educação Infantil, a música vem ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados, interpretação e representações da realidade. A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes meios para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e de participação das brincadeiras. Do ponto de vista pedagógico essas cantigas infantis são consideradas completas: Brincando de rodas, a criança exercita naturalmente seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória e estimula o gosto pelo canto. Ao brincar, a criança está correspondendo à necessidade vital sua, dando vazão a impulsos que a permitem desenvolver-se como ser pleno e afirmar sua existência singular.
Neste projeto resgataremos as cantigas de roda já esquecidas em nossa sociedades atual, trabalharemos o desenvolvimento das diversas habilidades ligadas tanto às área motoras, quanto nas cognitivas e afetivas, promovendo a formação integral da criança.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral:
Desenvolver o processo da musicalização, coordenação motora e interação das crianças do maternal III, através das cantiga de roda.
3.2. OBJETIVOS